domingo, 12 de abril de 2009

Negócios - O que era uma paixão, se tornou um NEGÓCIO BEM SUCEDIDO


O empresário Marcos Khalil vende jogos e aparelhos de videogames há 25 anos. O que era uma paixão se tornou um negócio bem sucedido. Hoje ele tem 12 lojas, sendo que 11 delas estão em shoppings centers da capital paulista e uma é virtual.

Para abastecer todas as lojas, Marcos Khalil trabalha com 80 fornecedores. Você tem como me entregar nas 12 lojas a mercadoria que pedi para você?
- sim, com certeza.

São mais de 10 mil jogos eletrônicos e sempre tem novidades. Em uma semana, o empresário chega a ter mais de 200 lançamentos.

Nas lojas, o preço dos produtos é tabelado. Varia de R$ 30 a 2 mil.

Para atrair o consumidor, a empresa aceita jogos e aparelhos de videogames usados como parte de pagamento. O cliente traz o produto que precisa ser original. O preço depende do estado de conservação e da quantidade de mercadorias que tem no estoque.

Se o estoque estiver cheio, mais barato ela vai pagar pelo usado. Mas, o produto raro custa caro!

Os equipamentos e jogos são testados e depois vendidos pela metade do preço do produto novo.

“Muitas pessoas acham caro o preço dos jogos novos e como a garantia é a mesma, eu acho que vale a pena sim porque o jogo vai estar em perfeito estado”, diz o cliente João Guilherme de Araújo.

A cliente Ana Luiza Ornellas veio até a loja com dois jogos usados para trocar por um novo.

“Os dois joguinhos foram avaliados em R$ 75 e você poderá abater do jogo novo que custa R$ 265.” “Ótimo, vou levar.”

“Como meu marido joga videogame bastante então ele troca os que ele já usou por um novo e está sempre em busca de lançamento, num preço mais acessível”, diz Ana Luiza.

Para expandir os negócios, o empresário apostou no sistema de franchising. A ideia deu certo. E hoje, além das lojas próprias, Marcos Khalil tem 5 franquias. Para implantar o sistema, o empresário contratou uma empresa de consultoria. Os franqueados são selecionados com rigor. 50% dos candidatos são reprovados.

“Em primeiro lugar tem que se identificar com o negócio, com o negócio de games. Ser uma pessoa que esteja a frente do seu negócio que atue e ter um espírito empreendedor”, diz a gerente de expansão Ofélia Massis.

O investimento para abrir a franquia de jogos eletrônicos é de no mínimo R$ 200 mil. Esse valor inclui estoque de produtos, capital de giro, taxa de franquia e reforma da loja, que deve ter no mínimo 25 metros quadrados. O tempo estimado para recuperar o investimento é de 2 anos .

Para dar mais segurança ao franqueado, a empresa tem funcionários que supervisionam o negócio.

“A gente esclarece todas as dúvidas que ele tem desde quando ele inaugura a loja até a data atual. A gente faz um suporte, treinamento do sistema, treinamento de venda com os franqueados, com os funcionários dos franqueados. É um sistema completo de treinamento”, diz o supervisor João Zagati.

A rede de franquias está conectada pela internet. É possível controlar o estoque de produtos e acompanhar o dia inteiro as vendas de todas as lojas.

“Isso faz com que temos uma velocidade perto de todos os nossos concorrentes muito melhor”, diz o empresário Marcos Jhalil.

Luiz Carlos Macedo é um dos franqueados. Ele apostou no sistema de franchising de jogos eletrônicos porque acredita que é um negócio seguro, e porque gosta de videogames.
.

“Eu tenho uma afinidade muito grande com os jogos por ter trabalhado na área, gostar dos jogos e por ser uma inovação, algo diferente que não está no mercado. Com certeza já dá para avaliar que o resultado de venda já está acima do que era esperado”, diz Luiz Carlos.

Luiz Carlos tem mais de 3 mil produtos na loja. Ele abastece o estoque a cada 15 dias. Por mês, o franqueado atende, em média, 3 mil clientes de todas as idades.

“Eu gosto de jogar por... Eu fico divertido, daí fica legal”, diz o cliente Gabriel Galhato Roriz. .

“Eu adoro videogame fico até sem dormir! Jogo futebol, carrinho, luta! Deixo até a namorada de lado”, diz o cliente Raul Luar.

E a expectativa do empresário Marcos Khalil é ampliar ainda mais a rede de fraquias,que hoje tem 80 mil clientes cadastrados.

“Nossa meta esse ano é abrir 15 novas lojas de franquias em todo território nacional. já estamos entrando no rio de janeiro, porto alegre agora, rio grande do sul e pegar outros estados que a gente nunca teve”, diz o empresário.

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