sábado, 11 de abril de 2009

CUIDADOS NA INTERNET


Segue abaixo uma boa explicação para NÃO passarmos qualquer e-mail de pedido, promoção, protestos ou acusações sem antes verificar a veracidade dos fatos.

Recebi este e-mail logo depois de receber um comovente e-mail com uma foto de uma criança desaparecida. Mandei o e-mail "Pedido" que tratava desta criança desaparecida em Niterói.

Infelizmente, comprovei que era tudo mentira e que só tem malandrão por aí.

Veja o motivo abaixo (resposta de uma das pessoas que recebeu a mensagem):

"Rogério, como vai? Esse telefone não é de Niterói. Se você ligar direto, sem usar o DDD, a ligação não completa. Se usar o código 21, também não completa. Esses e-mails bem apelativos são criados por pessoas inescrupulosas para conseguir algo muito valioso para eles: o seu, o meu, o nosso endereço de e-mail"...

Qual candidato a deputado, dono de joalheria, diretor de banco, financeira, vendedor de qualquer coisa inútil, oportunistas de toda espécie etc, que não quer oferecer seus produtos ou dar o seu "plá", sem qualquer custo, para uma clientela seleta dessas: você, que é @ans e eu, que sou @petros...

Daí você manda para outros @ans, @iba, eu mando para @petrobras, @cvrd etc.

Alguém depois recolhe esses endereços, deleta os @ig da vida e vende por uma nota para os clientes acima.

Sou do comitê de segurança da informação da Petros e todos os e-mails desse tipo que chegam eu verifico a validade. Até agora, e já fazem mais de dois anos que estou nessa, somente um foi realmente verdade: era sobre um cadastramento de pessoas carentes para fazer cirurgia de palato, lábio leporino em crianças. Liguei e era real...

O resto, tudo mentira. O último foi do banco Santander, que estaria recrutando pessoas com deficiência física para trabalhar. Aqui, todo mundo ficou sensibilizado e quando eu recebi, simplesmente entrei no site do banco. Achei um "pop-up" (aquelas janelinhas das web pages) que desmentia essa notícia...

Aí seguem algumas dicas do nosso comitê para não "cairmos nessa":

1. Escrever um mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil demais... NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.

2. Quando nós recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas "para fazer a sua parte",... pode haver alguém cheio de más intenções, por trás deste e- mail... verifique a veracidade das informações... Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida.

3. Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que a cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando.. Podem facilmente serem utilizados por assaltantes, seqüestradores, ou clonadores de celular etc.

4. E AGORA, O MAIS, MUITO MAIS IMPORTANTE: Quando reenviarem mensagens: RETIREM OS NOMES E E-MAILS DAS PESSOAS POR ONDE AS MENSAGENS JÁ PASSARAM.
(Para quem não sabe, ao abrir o e-mail para "encaminhar", selecione (deixar em azul) os nomes e endereços e delete. Isso se chama "limpar" o e-mail".

Existem programas rodando na Internet para pegar "tudo que tiver antes e depois de um @". Isso é vendido para spammers, que muitas vezes espalham vírus.

Quando for mandar uma mensagem (e-mail) para mais de uma pessoa, para sua segurança e de seus amigos de sua lista de endereços. NÃO ENVIE COM O "Para:" NEM COM O "Cc" (Com cópia). ENVIE COM O "Cco" (Com Cópia Oculta, ou técnicamente, Cópia Carbono Oculta), OU AINDA "BBC" (Blind Copy), onde não aparecerão os endereços eletrônicos de nenhum destinátário.

Para sua segurança e de seus amigos de sua lista de endereços.

Quando todos nós fizermos isso, livraremos a Internet de 80% dos vírus...

Faça a sua parte... estou fazendo a minha!

Atenção: Não passe mais emails de correntes, caso não tenha verificado, você mesmo, sua veracidade... E sempre.... veja bem: SEMPRE limpe os endereços das outras pessoas e mande pelo CCO ou BBC...

Autor
Marcos Rozentul
SUNCE/CEDES/CELEG

VISITE SITES SEM ESTAR CONECTADO À INTERNET

Com a página desejada aberta, clique no menu Favoritos do Internet Explorer. Selecione o item Adicionar a favoritos. Na caixa de diálogo exibida, marque o item "Tornar disponível off-line". Clique no botão Personalizar.

Se você quiser que outras páginas chamadas por links contidos naquela que será salva sejam também arquivadas, deve responder sim à pergunta da caixa de diálogo seguinte.

Pressione Avançar. Na terceira caixa de diálogo, você define quando a página local deve ser sincronizada com a da rede.

Se você marcar a primeira opção, a sincronização deverá ser feita manualmente (clique em Ferramentas e em Sincronizar).

Se quiser, poderá determinar que a sincronização seja feita de forma programada, selecionando a segunda opção e indicando, em seguida, a periodicidade da sincronização.


Fonte: " Velhos Amigos"

0 comentários:

Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

  ©Template by Marcão.

  

BlogBlogs.Com.Br